Tesouro IPCA - por Amanda Fantini e Ana Cristina

Introdução

Com a recente alta da inflação muito vem se falando sobre os títulos públicos, onde o Tesouro IPCA+ se situa. Porém, o que é o Tesouro IPCA + ? Tem riscos? É rentável ? É seguro? Neste artigo abordaremos tópicos essenciais sobre esse título.

O que é Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título público oferecido pelo Tesouro Direto, o qual apresenta rentabilidade atrelada ao principal índice de inflação do Brasil acrescido de uma taxa pré - fixada, sendo um investimento híbrido de pré e pós fixado. Desse modo, o retorno desse investimento sempre será real, ou seja, o investidor não irá perder poder de compra à medida que o título garante proteção à inflação.

Qual a rentabilidade do Tesouro IPCA?

A rentabilidade do título varia de acordo com o tipo do tesouro IPCA:

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): Esse título possui o meio de pagamento simples, em que o recebimento do rendimento descontado do imposto de renda ocorre apenas no vencimento. Assim sendo, a rentabilidade é composta pelo percentual de juros mais a variação do IPCA no período.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): A rentabilidade desse título também é definida com a variação do IPCA acrescido de juros pré-fixados, porém o investidor é remunerado semestralmente, tendo desconto de imposto de renda a cada seis meses incidindo no rendimento líquido.

Qual o custo para investir no Tesouro IPCA?

Taxa de custódia: taxa cobrada para manter seu título protegido, sendo fixa no valor de 0,03% ao ano do capital aportado.

Taxa de administração: taxa cobrada pela corretora de investimentos sobre seu investimento. Entretanto, algumas isentam seus clientes desse custo.

IOF(Imposto sobre Operação Financeira): incide apenas em investimentos que são resgatados antes de 30 dias , sendo uma alíquota regressiva. Quanto maior for o prazo de aplicação, menor será o imposto.

IR(Imposto de Renda): tributação de maneira decrescente sobre o investimento. Quanto maior o tempo de aplicação, menor o imposto, podendo chegar ao mínimo de 15% após 720 dias sem retirar o investimento.

Tem riscos?

Sempre que você coloca seu dinheiro em algum lugar há riscos, até na famosa poupança há riscos.

Com o Tesouro IPCA não é diferente e os dois principais riscos desse investimento são: risco de crédito e risco de mercado.

Risco de crédito

Quando você empresta seu dinheiro para alguém, há o risco dessa pessoa não te pagar. Isso se refere ao risco de crédito, no caso do Tesouro IPCA você empresta seu dinheiro para o governo e o mesmo pode não te pagar. Por pior que esteja a situação econômica no país, podemos dizer que esse risco é muito pequeno.

Primeiro porque o governo é o melhor pagador de todos, pois é ele quem cobra tributos e emite moeda. Segundo, porque todo sistema financeiro depende do governo, e caso o governo não te pague é muito possível que o país esteja muito mas muito próximo de quebrar.

Risco de mercado

Esse risco só existe caso você venda seu título antecipadamente. No dia em que você vender seu título, dependendo das expectativas de inflação, há um risco de se receber um valor menor pelo que se pagou pelo título.

Quanto tempo eu demoro para ter o dinheiro em mãos?

Ao investir no Título IPCA, você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento, ou seja, a liquidez é imediata. Mas lembrando que cada título possui uma data de vencimento, portanto, se você resgatar antes do vencimento, poderá receber um valor diferente do que pagou pelo seu título.

Vale a pena investir no Tesouro IPCA?

Sim, o Tesouro IPCA pode ser uma alternativa muito interessante se for utilizada com o objetivo de manter o poder de compra do seu dinheiro. Além disso, o título é uma alternativa mais segura do que a poupança, e o rendimento costuma ser maior.

Resumo

O Tesouro IPCA é um título híbrido atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Por apresentar poucos riscos e uma alta liquidez, pode ser considerado uma alternativa à poupança, por no geral render mais e ser mais seguro.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo