SELIC e PTAX - por Vinicius Guimarães

Introdução

Para quem acompanha nossos artigos aqui no Linkedin sabe que nós citamos a Selic em diversos artigos, e se você ainda não percebeu, é porque a Selic tem uma importância e influência enorme na nossa economia (mesmo que o repasse da Selic para os juros cobrados sobre a massa não sejam tão efetivos no Brasil). Nosso objetivo com o artigo de hoje é explicar qual é a influência da Selic sobre a Ptax.

PTAX

Para estabelecer essa relação primeiro nós devemos esclarecer o que é Ptax: Ptax é uma taxa calculada pelo Bacen que reflete a média das taxas informadas pelos dealers de dólar durante 4 janelas do dia. Não vamos nos prolongar muito na funcionalidade dessa taxa pois o que queremos que vocês entendam é a relação de aumento ou diminuição de juros no Brasil com a entrada e saída de dólar.

O que deve ser compreendido para entender o resto do raciocínio é: se está entrando mais dólar no Brasil, a Ptax cai, pois com um aumento na oferta de dólar, as taxas nas negociações de dólar serão mais baixas. Caso esteja acontecendo um movimento de fuga de dólar na nossa economia, a oferta dessa moeda estará menor, logo as taxas sobre as negociações serão maiores, portanto, a Ptax sobe.

É importante ressaltar que o aumento ou diminuição de oferta de dólar no Brasil vai além da situação dos juros, mas esse artigo é dedicado somente à esse causador, portanto estamos desconsiderando outras variáveis.

Juros e Ptax

Entendido isso, vamos para a influência dos juros na Ptax. Quando você vai fazer algum investimento, uma das métricas que você leva em consideração é o retorno, certo? Pois bem, quando a Selic sobe, os juros pagos por títulos públicos federias subiram também, e assim haverá um efeito dominó onde empréstimos, financiamentos, debêntures, títulos privados, tudo isso terão juros maiores, tornando um ambiente mais interessante para investimentos pois está prometendo mais retorno.

No caso de uma alta na taxa de juros, se o cenário estiver "amigável", haverão investidores estrangeiros que acreditarão que está valendo a pena colocar o dinheiro deles no Brasil e receber os juros que estão sendo pagos aqui, pois estarão ganhando mais do que se deixarem nos lugares onde moram. Nesse cenário, haverá uma entrada de dólar no Brasil puxado pelo cenário favorável à investimentos e a Ptax cairá. Caso a taxa de juros caia, é só imaginar o cenário contrário.

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo