LCI - por Lucas Moitinho e Tarik Mogames

Definição

As Letras de Crédito Imobiliários (LCI's) são títulos de renda fixa emitidos por bancos e outras instituições financeiras para fins de financiamento imobiliário. Esses títulos têm como lastro créditos imobiliários, e são garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária do imóvel (onde o devedor passa ao seu credor a propriedade do imóvel como garantia).

Rentabilidade

As LCIs são papéis que podem tanto ser prefixados (taxa de juros definida no momento da aplicação), pós-fixados (o investidor conhece o indicador que servirá de referência para a remuneração - o mais comum é utilizar o CDI), ou ainda, atrelados à variação da inflação (contém uma parcela pré fixada e pós fixada, em que se assegura uma taxa de juros mais a variação da inflação).

Liquidez

São considerados investimentos de liquidez inferior quando se comparada a outros produtos. Isso significa que o investidor terá certa dificuldade em transformar esses papéis em dinheiro caso necessite.

As LCIs também apresentam um prazo de carência, o que significa que caso os investidores desejam se desfazer das LCIs, eles terão que ficar com o papel por algum tempo antes de se realizar a venda. Geralmente os prazos de carência tem um duração de no mínimo de 3 meses.

Imposto de renda

Assim como os CRIs, nas LCIs os recursos obtidos com as emissões dos títulos são destinados ao financiamento do segmento imobiliário e como o governo tem interesse em estimular esse setor, as LCIs são isentas de imposto de renda.

Riscos

O principal risco é de crédito, quando a instituição não consegue pagar aquilo que foi acordado na negociação. Devido a isso, é necessário realizar um estudo prévio da instituição emissora do título. Um ponto interessante é que as LCIs são cobertas em até R$250.000 pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Conclusão

As LCIs podem ser ótimos investimentos em renda fixa para investidores que desejam carregar os títulos até o investimento, um de seus principais atrativos é a isenção do imposto de renda, porém deve-se ficar atento ao prazo mínimo do título e a instituição emissora desse papel.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo