IMA-B - por Ana Cristina e Amanda Fantini

Introdução

Com a recente alta da inflação, muito vem se falando sobre os IMA-B. Porém, o que são eles? Tem riscos? É rentável? É seguro? Neste artigo abordaremos tópicos essenciais sobre esse índice.

O que é o IMA-B?

O IMA-B é um índice criado pela Anbima. Seu objetivo é replicar as NTNBs, que por sua vez, replicam os Tesouros IPCA +. Existem três categorias de IMA-Bs, sendo a diferença entre eles o tempo de vencimento que possuem. São eles:

● IMAB - 5: composto por Tesouro IPCA +, cujo vencimento é de no máximo em 5 anos.

● IMAB - 5+: composto por Tesouro IPCA +, cujo vencimento é de no mínimo em 5 anos.

● IMA-B: composto por Tesouro IPCA +, podendo incluir qualquer prazo de vencimento - desde mais curtos até mais longos.

Qual a rentabilidade do IMA-B?

Sendo o índice uma réplica das NTNBs, a rentabilidade varia de acordo com o Tesouro IPCA.

Portanto, conforme os títulos variam positivamente, os IMA-Bs sofrem valorização. E o contrário ocorre quando os títulos variam negativamente, de modo que os IMA-Bs sofrem depreciação.

Qual o custo para investir no IMA-B?

Não é possível investir nos IMA-Bs, dado que estes são apenas índices. Dessa forma, para obter a rentabilidade dos IMA-Bs, uma alternativa é investir em fundos de inflação. Sendo o objetivo destes fundos em replicar os IMA-Bs, o custo de possuir a rentabilidade dos IMA-Bs, é o custo de investir nos fundos de inflação.

Tem riscos?

Sempre que você investe seu dinheiro, há riscos. Pelo fato do IMA-B se tratar de renda fixa, é comum que achem que ao investir em instrumentos que repliquem o índice, que o risco seja nulo. Entretanto, como o IMA-B e suas subdivisões refletem os títulos ligados ao IPCA, é importante dar atenção aos riscos. No caso de fundos de inflação que replicam o índice, um risco que os investidores correm é devido às oscilações consideráveis nas cotas dos fundos. Isso ocorre pois os preços dos títulos atrelados à inflação possuem maior volatilidade.

Vale a pena investir em instrumentos que replicam o IMA-B?

O investimento em instrumentos que replicam o índice pode valer a pena para diferentes objetivos: Se o investidor busca se proteger da perda do poder de compra, manter no longo prazo o título até seu vencimento é uma estratégia. O investimento em IMA-B também pode ser uma estratégia para obter rentabilidade acima da média e fazer seu capital crescer com o comportamento da curva de juros e oscilação de preços. Para decidir uma estratégia é válido analisar os gráficos do IMA-B, do IMA-B 5 e do IMA-B 5+, para conhecer melhor os movimentos e entender os efeitos de marcação a mercado do índice.

Resumo

O IMA-B é uma alternativa de renda fixa que traz mais risco, entretanto tem maior potencial de ganho. Sendo assim, o investidor baseado em seus objetivos e estratégias poderá recorrer a esse tipo de investimento.

Abaixo, ilustramos um gráfico do valor do índice IMA-B, assim, conseguimos ver a série histórica do índice e suas variações.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo